Dicas para exercer uma liderança de alto impacto

Tempo de leitura: 9 minutos

O que devo fazer para exercer minha liderança de forma bem sucedida? Como fazer diferença no local onde estou inserido? Quais recursos são essências para ser um líder de alto impacto?

Inquietações como essas passam pela mente de todo aquele que já é ou quer ser líder. Será que há respostas para tais indagações?

Na sociedade contemporânea marcada pela velocidade das mudanças e pela multiplicidade de fontes de informações, encontrar um caminho seguro para andar não é tarefa fácil.

Sem dúvida essas questões já passaram pela sua cabeça, certo?

Então você irá ler até o fim esse artigo. Nele irei apresentar para você dicas importantíssimas que irão lhe auxiliar a responder essas questões e fortalecer sua liderança para que ela tenha alto impacto sobre seus liderados.

Reforço, que nossa intenção nunca é entregar um produto pronto e acabado, apenas para ser consumido. Estamos promovendo, junto com você que quer ser gestor de si, um processo de crescimento e desenvolvimento pessoal para aperfeiçoá-lo na sua busca pela liderança.

É muito importante que você compreenda algo: quando tratamos sobre liderança a direção é mais importante que a velocidade. Você verá que a sabedoria nos faz colher melhores êxitos que o esforço.

Manter-se atento à sociedade em suas múltiplas expressões é uma fonte importante de conhecimento. Claro que é impossível saber sobre tudo o que acontece, mas o gestor de si, tem consciência da realidade e de possíveis desdobramentos desses cenários para o exercício da liderança.

Você não estará perdendo tempo ao ler este conteúdo, mas na verdade estará fazendo um investimento que pode ser determinante para atingir o êxito no que você se propõe: ser um grande líder!

Você conseguirá entender melhor como utilizar sua energia para tornar-se um líder melhor e assim pode programar seu autodesenvolvimento nesse desafiador caminho da liderança.

Ebook - Liderança

Dúvida? Então, continue lendo esse artigo, porque nele você vai saber mais sobre:

Como direcionar melhor sua energia para tornar-se um líder de alto impacto

Perceber que só esforço não é suficiente precisa de sabedoria para se tornar líder

Todo líder é um visionário.

Cada líder é seu primeiro liderado.

Sem brilho nos olhos não se vai longe.

Gostou do que está vindo por aí? Então já compartilhe com seus amigos para que cada vez mais pessoas aprendam como exercer uma liderança de alto impacto.

Talvez poucas coisas na vida sejam tão desestimulantes do que perceber que você está gastando tempo, esforço, expectativas. Ou seja, sua própria vida em algo que você quer tanto realizar e, contudo ver que todo esse empenho não tem gerado o resultado que se espera.

O efeito disso costuma ser devastador na autoestima daquele que se lança a qualquer empreendimento. Sempre que colocamos muita expectativa em algo e isso não se concretiza é natural que a tristeza lance suas sombras sobre aquele que se viu frustrado em sua iniciativa.

Infelizmente isso acontece com um número enorme de pessoas e em uma frequência bastante regular. Nesses momentos é muito comum atribuirmos tal situação a nossa incapacidade.

Nos culpamos, nos sentimos tristes, incapazes e somos tentados a abandonar o projeto que tanto sonhávamos realizar. O fantasma da incapacidade ronda e torna a vida menos colorida. Mas será que é pra tanto?

Um dos primeiros desafios de um gestor de si é a capacidade de levantar e aprender com as quedas que inevitavelmente acontecerão ao longo dessa jornada rumo à liderança. Você sabe que o fracasso, vez ou outra, acaba ensinando melhor que o sucesso.

Quando nos confrontamos com uma decepção é sempre aconselhável aprender a lição e seguir adiante. Nessa perspectiva de aprendizado, um antigo ditado judeu diz que “Se o machado perder o corte e não for afiado, será preciso golpear com muito mais força; ter uma atitude sábia assegura o sucesso”! (Eclesiastes 10:10).

Como essa afirmação é importante! Leia de novo se você não deu a devida atenção que ela merece.

Vamos continuar!

Você já parou para pensar se o seu “machado da liderança está afiado”? Será que todo esse esforço que você tem feito não tem sido porque você não está muito “afiado” na liderança e, mesmo com toda vontade em ser um líder, tem gastado seu tempo e energia naquilo que não ajuda?

Minha experiência como palestrante e consultor em diversas organizações tem me mostrado que é possível ser muito diligente e esforçado e dedicar-se ao máximo a uma tarefa e não conseguir resultado.

Não porque a pessoa que está trabalhando duro é incompetente, mas porque a tarefa está errada!

Por isso que o ditado diz que a sabedoria leva ao sucesso de forma mais segura que o esforço! Muitos reclamam que seus esforços em busca de se tornar um líder efetivo tem dado em nada e acabam culpando a si mesmos, mas agora convido você a pensar sobre suas práticas.

Será que você tem investido naquilo que pode tornar você um líder de alto impacto?

Embora liderança nunca possa ser apresentada como uma receita pronta e acabada, do tipo: faça isso, isso e mais isso e alcance o sucesso, contudo podemos analisar a vida e a história de líderes, uni-las a nossa própria experiência e perceber que há determinados padrões de comportamento que possibilitam um êxito no processo de liderar.

É sobre alguns desses comportamentos vencedores que trataremos nesse artigo.

Visão: um dos princípios mais importantes que permeiam o fenômeno da liderança é o que afirma que não há liderança sem propósito. Toda liderança pressupõe um destino, um alvo, uma finalidade.

Dicas para exercer uma liderança de alto impacto

Liderar sem objetivo é tão impossível quanto andar na chuva e não se molhar. Nessa perspectiva, o líder é um visionário alguém que consegue ver mais e além do que os outros. Ele projeta um futuro ao mesmo tempo que se compromete intensamente para criá-lo.

Enquanto luta para pavimentar o caminho ao alvo projetado vai unindo a si recursos e pessoas que influenciados por suas propostas compram sua visão e somam forças.

E de todos os objetivos que podem ser alvos da liderança o mais importante é o desenvolvimento dos seguidores, tornando-os também capazes de contribuírem não só com suas ações mas como novas visões de futuro. “Como quem vê o invisível” (ver quem foi e o texto).

Auto-gerenciamento: um gestor de si sabe que antes de liderar qualquer pessoa deve liderar a si mesmo. o desafio aqui é manter-se fiel àquilo que motivou a sua busca pela liderança.

Dicas para exercer uma liderança de alto impacto

Há dois valores que são essenciais para um líder ser relevante: um motivo para iniciar um projeto, um objetivo ao qual está comprometido. contudo, para que tais valores sejam fortes o suficiente para forjar uma liderança efetiva eles precisam nascer dentro do próprio líder.

Não é possível pedir emprestado um motivo nem alugar de outra pessoa um objetivo! eles devem nascer no mais íntimo do líder de modo que, aconteça o que acontecer, seja qual for o sucesso ou o fracasso que possa se encontrar pelo caminho eles não tenham força de demover esses valores do seu interior.

Quem se auto-gerencia é quele que nunca esquece o que o motivou a começar e nunca desiste do objetivo que o faz manter-se em movimento. (quem domina a si é mais forte do que quem conquista uma cidade. ver o texto)

Paixão: Liderança é uma ação que envolve emoções, sentimentos. não se lidera sem “sujar aos mãos”, ou seja, sem se envolver completamente com o que está fazendo. Você pode encontrar várias qualidades e defeitos em um líder, mas uma atitude que inviabiliza totalmente  a liderança: a apatia!

Dicas para exercer uma liderança de alto impacto

É impossível conjugar liderança e apatia. liderança tem a ver com paixão, com brilho nos olhos, com envolvimento total. Analise os líderes, aprenda com eles e veja que a força que o impulsiona é a paixão pelo que faz. ela lhe dá convicção e ânimo para seguir em frente.

O líder tem uma capacidade de contagiar, envolver, acender nos outros um desejo de sonhar e fazer.

Conclusão

Agora você deve ter tido uma visão panorâmica melhor sobre como exercer uma liderança de alto impacto, certo?

A utilidade desse conteúdo para seu progresso na liderança é enorme! Não desanime, reveja seus atos, corrija o que estava errado e continue a perseguir suas metas.

Escolher o caminho mais difícil é marca dos vencedores. Quem é gestor de si sabe que a responsabilidade é sua e não reclama.

Acredito que após ler esse texto você pode se auto avaliar e ponderar em qual desses aspectos você está forte e em quais deles precisa melhorar.

Então, recapitulando, vamos destacar o que é importante para o desenvolvimento de uma liderança de alto impacto.

Nunca perca sua visão, nem os motivos que o levaram a busca-la.

Diga como o poeta William Ernest Henley, em seu poema “Invictus”: “Eu sou o mestre do meu destino: eu sou o capitão da minha alma”!

Viva intensamente! Que sua paixão pela liderança seja contagiante e desperte outros a serem líderes também.

Pronto! Você já sabe em que deve se concentrar e o que deve buscar para melhorar sua liderança. Desejo que você tenha uma caminhada feliz!